logotipo
2017-04-04 | produtos

MANUSA, importância e uso dos acessos automáticos em transportes públicos

Por MANUSA

É fundamental que os transportes públicos ofereçam soluções de acessibilidade e segurança, tanto para os usuários como para os trabalhadores. Os operadores de transporte têm de garantir o acesso de todas as pessoas, dando prioridade à segurança, mas também têm de controlar a fraude e outras ameaças.

MANUSA, portas automáticas para estações de linhas BRT

 

Para atingir estes padrões de acessibilidade e segurança é necessário ter sistemas automatizados altamente confiáveis ​​que facilitem a livre circulação de pessoas e minimizem falhas que põem em perigo o bom funcionamento do serviço.

Manusa, líder em soluções de acessos automáticos, instalou seus produtos em diversos espaços, ajudando à remoção de barreiras arquitetônicas, garantindo a segurança de todos os usuários e minimizando a possibilidade de fraude.

MANUSA, acessos automáticos 

Referências de soluções Manusa em transportes públicos

Portas de fechamento de plataforma

A linha 11 do Metrô de Barcelona é um bom exemplo de como as soluções Manusa se adaptam aos acessos nos transportes públicos. Esta linha de metrô situada no norte da cidade, opera automaticamente, por isso é essencial a instalação de portas de fechamento de plataforma para evitar acidentes.

As portas de fechamento de plataforma garantem a máxima segurança dos passageiros, uma vez que as vias estão fisicamente separadas da plataforma, eliminando a possibilidade de quedas acidentais ou acessos não autorizados, permitindo o acesso dos usuários ao metrô somente quando este se encontra completamente parado.

Além disso, as portas de fechamento de plataforma melhoram o conforto dos usuários, pois eliminam o conhecido como “efeito pistão”, bem como as correntes de ar geradas pelas composições à entrada e à saída da estação, reduzindo, assim, as emissões de poeira e ruído.

Além da sua grande segurança, as portas automáticas Manusa para fechamento de plataforma se adaptam a qualquer projeto arquitetônico, e permitem a incorporação de sistemas de informação estática ou dinâmica, assim como de sistemas de luz e som. Graças ao sistema eficiente, a frequência do trem também é aumentada, melhorando significativamente a pontualidade dos mesmos e, por consequência, a experiência do usuário, e também a operação da linha.

As portas de fechamento de plataforma podem ser de meia altura ou completas. Ambos os modelos são totalmente adaptáveis, tanto para novas estações, como para futuras remodelações que possam ocorrer.

Barreiras tarifárias

Manusa também conta no seu portfolio de soluções com barreiras tarifárias ou máquinas de bilhete, destinadas à realização do controle de acesso dos passageiros sob a premissa de segurança, rapidez e anti-fraude para o operador de transporte. Estas barreiras podem ser instaladas em todos os tipos de transportes públicos.

No metrô de Palma de Mallorca se instalaram 21 barreiras tarifárias Manusa do tipo PMR (pessoas com mobilidade reduzida),  que se caracterizam por dispor de uma passagem livre de 900 mm, maior do que o habitual. Todos os equipamentos dispõem de sistema de bilhete contactless e leitor de códigos QR integrado.

Portas automáticas para sistemas de BRT

Entre as soluções de acesso automático para transportes públicos, também se destaca na gama de soluções de Manusa, as portas automáticas para sistemas BRT (Bus Rapid Transit). Este sistema de controle sincroniza a abertura e o fechamento das portas da plataforma e do ônibus, de forma automática, organizada e segura.

A Manusa instalou portas de fechamento de plataforma em projetos internacionais de renome, como, por exemplo, o BRT no Rio de Janeiro (Brasil), em Islamabad (Paquistão) e em Mérida (Venezuela).

Corredor anti retorno Toran

Outra solução inovadora da Manusa é seu corredor anti retorno Toran com portas automáticas oscilo batentes, projetado para garantir a segurança em aeroportos, terminais marítimos, ferroviários ou infra-estrutura de transportes públicos em geral, uma vez que deteta o direcionamento dos pedestres, impedindo que circulem na direção oposta ao desejado.

A Manusa assegura, ao mesmo tempo, a segurança dos usuários e as instalações, com produtos desenvolvidos com tecnologia própria de vanguarda e amplamente testada e comprovada em instalações por todo o mundo. No âmbito dos transportes públicos, Manusa é o parceiro ideal para a instalação de soluções de controle de acesso.

MANUSA a solução perfeita em qualquer lugar do mundo

Além da Espanha, tem filiais próprias em Brasil, China, Emirados Árabes e Portugal, e está presentes em mais de 80 países em todo o mundo, graças aos seus distribuidores autorizados.

www.manusadobrasil.com.br

Vídeo