logotipo
2017-03-21 | eventos, feiras

R+T Stuttgart 2018: Tendências e temas do ramo de portões, função, segurança, design

Por R+T Stuttgart

O ramo de portões está se desenvolvendo bem, como pode ser comprovado pelos resultados da pesquisa de outono de 2016 feita pela Associação BVT de portões: segundo ela, 59% das empresas participantes da pesquisa relataram um crescimento na quantidade de novas encomendas – em comparação, no início de 2016 relataram crescimento apenas 46% das empresas. Os relatórios de faturamento também estão melhores do que seis meses antes - 62% das empresas registraram aumento no faturamento.

De maneira igualmente otimista foi formulada a estimativa de desenvolvimento para os próximos meses: apenas três por cento dos fabricantes esperam um retrocesso na quantidade de novas encomendas e no faturamento. As demais empresas partem de quantidades constantes (62%) ou crescentes (36%) de novas encomendas. 64% das empresas participantes da pesquisas estimam um desenvolvimento de vendas inalterado, enquanto 33% preveem um crescimento. Kai-Uwe Grögor, diretor da BVT, diz sobre isso: "O faturamento do ramo como um todo registrou com força um crescimento de 7,1% no primeiro semestre de 2016. O que contribuiu para isso foram sobretudo os negócios internos, enquanto os negócios internacionais ficaram significativamente para trás."

Tendências e temas

Quais são as tendências e temas segundo os quais os fabricantes e parceiros comerciais podem, juntos, fazer frente às demandas do mercado de portões? Como sempre, o tema da eficiência energética nas soluções está no centro do interesse, o que também será tematizado na R+T 2018 em Stuttgart.

Por um lado, isolamentos apropriados e a prevenção contra pontes de calor dentro da construção cuidam para que a energia não escape de repente. Por outro, o uso de áreas transparentes - personalizado para a situação de cada prédio - garante a máxima exploração da luz natural, o que diminui os custos de iluminação artificial. Além disso, controles inteligentes permitem otimizar os tempos de abertura e fechamento – o que melhora significativamente o equilíbrio energético de grandes pavilhões de armazenamento e de fabricação. Esses parâmetros são seguidos, por exemplo, pela Novoferm: Portões isolantes de calor, portões de abertura rápida ou também portões industriais inteligentes de alta tecnologia do fabricante abrem-se apenas o necessário para realizar cargas ou para passagem. A Novoferm apoia a tendência de uma maior eficiência energética também com seus produtos, tanto em prédios industriais quanto privados.

A segurança também vai ocupar bastante espaço na área dos portões nos pavilhões da R+T 2018. "Tradicionalmente, ninguém da Meißner se compromete com esse tema", informa Frank Di Patre, diretor de marketing e vendas. "Todas as barreiras luminosas, réguas de contato e também a proteção contra toque, exigida pela norma de produtos de portões, já são itens de fábrica em nossa série Eco." Uma verificação de modelo da TÜV para cada portão, inclusive um certificado, serve de confirmação. Além da segurança, a Meißner também se preocupou objetivamente com o tema de emissão de ruídos: uma construção com isolamento acústico e autoportante evita a transmissão de ruídos para o prédio, e acionamentos com redução especial de ruídos também contribuem para se ter clientes satisfeitos.

Além dos aspectos de eficiência energética e segurança, é claro que o tema do design também não vai deixado de lado na principal feira internacional para persianas, portões e proteção solar. Há muito tempo, os portões não são mais elementos de decoração apenas na área privada, mas também no uso industrial. Eles tomam grande parte da fachada e podem ser integrados com uma grande variedade de cores e texturas disponíveis, conforme o conceito artístico geral. Os expositores vão disponibilizar aos visitantes da R+T 2018 toda uma gama de amostras de produtos para levarem para a casa, com os quais sem dúvida o ramo de portões poderá se desenvolver de maneira ainda mais positiva quanto foi até agora.

Sobre a R+T

mais de 50 anos as empresas vão à Feira Internacional para Persianas, Portões e Proteção solar R+T para apresentar suas inovações e mostrar soluções para os temas centrais do ramo. Seja durante o evento geral ou algum dos vários eventos noturnos, a R+T oferece oportunidade para intercâmbio com os colegas, e é a plataforma ideal para intensas conversas técnicas.

Vários fóruns técnicos e eventos de networking possibilitam estabelecer contatos e levar para casa novos impulsos para o trabalho cotidiano. Como feira internacional, a R+T é também um encontro do ramo, um termômetro de tendências e uma plataforma de inovações.

Com a BVRS – Associação Alemã para persianas e Proteção Solar e.V.–, a BVT Associação Alemã de Fabricantes de Portões – e a ITRS – Associação Industrial de Têxteis Técnicos – Persianas e Proteção Solar e.V., a R+T tem ao seu lado parceiros fortes e que garantem a orientação do mercado. Inúmeras associações e instituições, como a ES-SO European Solar Shading Organisation e o Instituto Rosenheim, participam na R+T e ajudam ativamente a conceber o programa geral.

888 expositores (em 2012: 816) de todas as partes do mundo se apresentaram em 2015 em Stuttgart. Além das grandes nações expositoras - dentre elas a Itália, a França e a Holanda -, a feira de 2015 registrou um aumento de países que até então não estavam representados na R+T – por exemplo Irlanda, Letônia, Malásia, os Emirados Árabes Unidos e Romênia. Os 59.057 visitantes também vieram de todas as partes do mundo, viajando de 131 países para lá. No total, 54 por cento dos visitantes vieram do exterior, 79 destes da Europa. Em média, eles tiram dois dias para descobrir em detalhes as inovações e as tendências da R+T.

As feiras filhas da R+T no mundo - em Xangai, Istambul e São Paulo

Além da R+T em Stuttgart, também existem feiras derivadas da Feira Internacional para Persianas, Portões e Proteção Solar em Xangai (R+T Asia), Istambul (R+T Turkey) e São Paulo (R+T South America).

R+T South America 2016

A R+T South America é a primeira feira técnica para persianas, portas/portões e sistemas de proteção solar em todo o Mercosul. A primeira edição, de 8 a 11 de junho de 2016, foi um sucesso total. A mais nova cria da feira internacional de Stuttgart ocupou 3.300 metros quadrados totais, e 6.705 visitantes técnicos se informaram junto a 52 expositores do país e do exterior sobre as mais recentes tendências do seu ramo.

A R+T South America acontece a cada dois anos, paralelamente à Glass South America. Quem realiza a Glass South America e co-organiza a R+T South America é a NürnbergMesse Brasil. A R+T South America complementa o portfólio da Glass South America com os temas "Persianas", "Portas/Portões" e "Sistemas de proteção solar". A próxima edição da R+T South America será entre 9 e 12 de maio de 2018, no centro de exposições São Paulo Expo.

www.messe-stuttgart.de/en/r-t

Notícias relacionadas:

Grande quantidade de pessoas visitaram a R+T South América 2016, São Paulo, Brasil