logotipo
2017-01-29 | produtos, entrevistas

Hörmann marca líder internacional de portas automáticas

Em palavras do Flávio Pinto, Diretor Geral da Hörmann Brasil, o início da operação da Hörmann Brasil foi em 2009. A Hörmann produz portas residenciais internas, externas e de garagem. Para o setor industrial, possui portas seccionais, de enrolar, rápidas, além de niveladores de doca. No Brasil, atuamos principalmente com projetos industriais. Com isso, atuamos no país todo sob demanda: onde houver uma nova indústria se instalando, certamente estaremos lá, fazendo nosso trabalho comercial e técnico.

Flávio Pinto, Director Geral da Hörmann Brasil

Quais são os valores empresariais de Hörmann?

Por ser uma empresa de grande porte com gestão familiar, a Hörmann conserva os valores que a fizeram crescer desde sua fundação: desenvolvimento constante de novos produtos, sempre conectados com os anseios do mercado. Existem muitas empresas que montam portas pelo mundo afora, porém poucas são como a Hörmann, que desenvolve e produz todos os componentes, para uso exclusivo em seus produtos.

Flávio, poderia nos falar sobre a qualidade, garantia e serviço técnico que a Hörmann oferece aos seus clientes?

No Brasil, a política comercial da nossa empresa é vender os produtos ao mercado, indicando os instaladores que possuem treinamento Hörmann. Com isso, provemos a garantia total do conjunto produto + instalação, dando tranquilidade ao cliente na hora da compra.

De que maneira Hörmann aborda a questão da segurança para as portas?

A Hörmann não produz nada que não seja normatizado. Como o Brasil ainda possui um mercado imaturo com relação as normas técnicas de muitas tipologias de portas, nossos produtos trazem todos os itens de segurança solicitados pelas normas europeias, ganhando assim o cliente brasileiro a mesma segurança em portas automáticas, por exemplo, que se tem na Europa.

Todos os produtos e processos internos são normatizados segunda as exigências europeias. Os produtos vendidos no Brasil, são os mesmos que vendemos na Alemanha: ou seja, o consumidor brasileiro compra a mesma qualidade usada lá.

A Hörmann faz parte de alguma associação de classe, no Brasil?

Até momento não nos associamos aos produtores brasileiros para participar da construção de normas, mesmo porque nossos produtos são todos feitos fora do país.

Se for assim, quais as vantagens de fazer parte destas associações?

Se faz necessário estreitar o relacionamento entre os produtores locais e internacionais, para amadurecimento do mercado, melhorando o ambiente de negócios para produtores e melhores (e mais seguras) soluções para os consumidores.

O que pode nos dizer sobre a normativa para as portas automáticas no Brasil?

Pelas características do mercado local, muito pulverizado com milhares de micro-empresas de serralheria, a normatização de portas automáticas é ainda muito incipiente. É preciso se associar e discutir os procedimentos, para crescimento mútuo fabricantes/instaladores.

Qual a visão da Hörmann, sobre o mercado de portas automáticas no País?

Temos um mercado de alto padrão que consome portas automáticas com normas europeias, que apesar de pequeno, serve de laboratório para indicar que portas automáticas de qualidade podem ser oferecidas para uma parcela maior do mercado (estimamos 20% do mercado tem potencial de consumo de produtos de maior valor relativo).

Em que eventos e feiras tem participado Hörmann?

A Hörmann tem na BAU, em Munique, sua principal feira mundial. Lá, se expôe a cada dois anos, os novos produtos e todos os serviços que a empresa oferece aos seus revendedores.

No Brasil, como atuamos focados em projetos industriais, não está prevista a participação em feiras locais em 2017.

Atualmente, qual é a projeção que Hörmann tem no Brasil?

Continuamos nosso projeto de crescimento em vendas, para viabilizar um futura produção local. Assim que o país voltar a crescer, pretendemos aumentar nossa atuação no mercado, comercializando mais produtos através de parcerias locais.

HÖRMANN

A Hörmann é a marca líder internacional de sistemas de abertura e elevação, nomeadamente portas e automatismos de garagem e industriais, portas de batente e niveladores de cais.

Ao longo de várias décadas, atingimos uma posição de crescimento no mercado em prol da inovação, garantia de qualidade e proximidade com os clientes.

Produtos inovadores

Os alicerces da Hörmann estão fincados nos anos de 1950, com a produção de uma inovadora porta basculante para garagem, a Berry.

Na década seguinte, a Hörmann começou a conquista de mercado com lançamentos que proporcionam economia de espaço, como as portas seccionais para garagem com abertura na vertical, para construções industriais e comerciais.

Desde então, a gama de produtos cresceu de forma linear. Além dos clássicos conhecidos, a Hörmann oferece portas de enrolar, portas de fole, portas corta-fogo e portas rápidas, automação de portas, comandos, sistemas de tecnologia de carga e corta-fogo, portas para Hörmann internacional.

Hörmann internacional

O Grupo Hörmann é uma organização em expansão com orientação internacional. Em fábricas altamente especializadas na Europa, na América do Norte e na Ásia são fabricados portões, portas, aros e automação.

Com mais de 6.000 colaboradores nesta empresa 100% familiar, atingiu-se um volume de vendas superior a um bilhão de euros. A Hörmann está representada com mais de 100 pontos de venda próprios em mais de 40 países e em mais de 50 outros países por meio de parceiros de vendas.interiores, portas de entrada, portas de sacada e batentes.

www.hormann.com.br